Editorial Dr José Carlos Munhoz da Cunha
Editorial
José Carlos Munhoz da Cunha
É difícil imaginara ortodontia39 anos atrás , os especialistaseram muito poucos , fora do eixo Rio-São Paulo, quaseque só nas capitais e poderiam ser contados nos dedos da mão. Também é retrato da épocaa dificuldade de atualização e a escassezde bibliografia específica.Foi neste tempo que um grupo de mestres em ortodontia , recém formados e de especialistas do Paraná se organizaram para fundar o Grupo de Estudo Angle de Ortodontia, o nome foi dado em homenagem aEdward H Angle, o pai da Ortodontia moderna. O objetivo foi criar um Forum de debatespara aprimorar o conhecimento,facilitar troca de experiência entre os colegassobre diagnóstico, mecânica ortodôntica , estabilidadedostratamentos, em suma, como executar uma ortodontia mais científica com melhores resultados clínicos. A sociedade se propôs também a trazer profissionais com mais experiência, de outras cidades, outros estados e até de outros países,pesquisadores,professores e clínicos para ministrar cursos e palestras; da discussão franca e sem melindres resultamnovas perspectivase desafios. No início as reuniões, quatro por ano, eramfechadas, onde participavam só os membros fundadores do grupo e algum convidado específico para assistir às reuniões ( p.ex. eu, após a conclusãodo mestrado em ortodontia). Atualmente as reuniões são abertas contando com a participação de ortodontistas, alunos de pós-graduação e da graduação, e se distingue pela excelência dos palestrantes e pela característica própria do Grupo o questionamento direto em busca da verdade científica.
O Grupo Angleatingiu seus objetivos e é conhecido e respeitado pelos melhores ortodontistas do país. É um modelo de educação continuada em ortodontia que tanto tem beneficiado os seus fundadores, associados e a todos que frequentam suas reuniões.
Obrigado Grupo de Estudo Angle de Ortodontia.
José Carlos Munhoz da Cunha (1º. Associado do Grupo).
Obs: O Grupo de Estudo Angle de Ortodontia está registrado no Conselho Regional de Odontologiacomo uma entidade representativa da classe odontológica. Os estatutos da sociedade regulam a entrada de novos sócios; para ser efetivo o candidato deve apresentar títulode especialista em ortodontiareconhecido pelo CRO, ser aprovado em assembleiaesubmeter-se à avaliação clínica (apresentação de cinco casos clínicos inicial e final documentados de acordo com o padrão exigido pelo Grupo).